A Semana Norte e Nordeste - A Espontaneidade Do Povo Brasileiro, visa valorizar e resgatar as tradições culturais do Norte e Nordeste brasileiro, proporcionando aos estudantes um contato mais próximo com suas raízes e incentivando o respeito e o apreço pela diversidade cultural do nosso país. Assim, este projeto busca transformar a visão dos alunos através do conhecimento e da valorização da cultura nordestina e nortista, promovendo o protagonismo e autonomia dos estudantes a partir de uma educação que vai além do currículo tradicional e que contribui para a sua formação integral, compondo o Evento de Abertura da ICPU 2024
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO INICIAL 
Primeiramente foi necessário escolher cada um dos homenageados em cada dia da I SNN, ao final dos diálogos, os nomes nortistas e nordestinos escolhidos para homenagem foram:
- Ariano Suassuna, intelectual, escritor, filósofo, dramaturgo, romancista, artista plástico, ensaísta, poeta e advogado brasileiro.
- Sebastião Salgado, fotógrafo documental e fotojornalista brasileiro.
- Josué Apolônio de Castro, médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome.
- Glauber Rocha, cineasta brasileiro, considerado por críticos, jornalistas especializados e público como um dos maiores nomes da história do cinema brasileiro.
- Graciliano Ramos,  romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. Ele é mais conhecido por sua obra Vidas Secas.
- Maria Firmina Reis, escritora brasileira. É considerada a primeira romancista negra do Brasil. Ela publicou em 1859 o livro Úrsula, considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil.
- Tia Ciata,  sambista, mãe de santo brasileira e curandeira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca. Foi iniciada no candomblé em Salvador por Bamboxê Obiticô e era filha de Oxum.
- Alcione, cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Uma das mais notórias sambistas do país, a cantora recebeu a alcunha de "Marrom", "Dama do Samba" e "A Voz do Samba". Com trinta álbuns de estúdio e nove ao vivo, vendeu 8 milhões de cópias de discos em todo o mundo.
- Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.
ALCIONE
ALCIONE
ARIANO SUASSUNA
ARIANO SUASSUNA
GLAUBER ROCHA
GLAUBER ROCHA
GRACILIANO RAMOS
GRACILIANO RAMOS
JOSUÉ APOLÔNIO
JOSUÉ APOLÔNIO
PAULO FREIRE
PAULO FREIRE
SEBASTIÃO SALGADO
SEBASTIÃO SALGADO
TIA CIATA
TIA CIATA
MARIA FIRMINA DOS REIS
MARIA FIRMINA DOS REIS
Em seguida, foi desenvolvida a identidade visual do projeto, visando o enaltecimento da cultura nordestina e nortista, onde seria apresentado aos estudantes as atividades oferecidas, após a confirmação dos convidados externos. Convidamos o Clube de Jornalismo para fazer a cobertura de imprensa do Evento, e todas as artes foram criadas a partir daí.
Penúltimo passo antes do início da Semana oficial, foram preparados os convites enviados aos PECs da Diretoria de Ensino para que possam visitar e conhecer o projeto e acompanhas as fazer do ICPU.
OFICINA 1 - DESVENDANDO O PALCO INTERIOR

Oficina de teatro mediada pela Professora Rebeca Bonatto, formada como atriz pela Escola de Teatro SP e possui formações de extensão em Dança contemporânea, experimentações em Ballet Clássico, Dança Vertical e Afro, com o desenvolvimento de pesquisa sobre a união da voz cantada com o corpo.
Atuou em papéis como Satine, em uma montagem amadora de Moulin Rouge e mais uma série de trabalhos inseridos na formação na Escola de Teatro SP, como por exemplo sua participação em Muvuca e outros Cantos, reconhecida com a seleção para o Festival de Estudantes de Teatro (FETESP), atuou como protagonista e dramaturga na peça Kairon: Tempo que foi e que virá, além de sua performance Corpo-mutado no Festival Satyrianas.
Hoje atua como membro da Cia. Pro-Art onde desenvolve diversos trabalhos na área da Direção e Dramaturgia, destacando a montagem de "Livro".
OFICINA 2 - FOTO E VÍDEO

A oficina foi ministrada por Malu Salvador, Estudante, Bailarina, integrante do grupo de dança 4Walls, produtora de conteúdo web, fotógrafa e videomaker, para Portal da Região, Horizon e Now United.
OFICINA 3 - MILHO, BATATA DOCE E MANDIOCA

Oficina ministrada pela Denilza Kaimbé, liderança indígena, palestrante, pagé, artesã e Delegada da Cultura.
OFICINA 4 - RODA DE CONVERSA "RAÍZES DO SAMBA"

Liderada por Iara Clara Almeida, terceira porta-bandeira da Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco, que é uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade de São Paulo, fundada a 4 de setembro de 1953; estudante e pesquisadora da História do Carnaval.
roda de samba - grupo Vem batuká

O grupo Vem Batuka se fez presente na Unidade Escolar garantindo aos estudantes uma noite agradável de muito samba, dança e discontração; foi um dia de engrandecimento da cultura sambista do Brasil!

OFICINA 5 - CAPOEIRA

Trazendo ricas informações sobre a História e a prática da capoeira no Brasil e no mundo, mestre Canário apresentou aos estudantes uma emblemática aula que veio com o intuito de quebrar preconceitos e desenvolver um olhar mais atencioso a esse esporte marcial.
RODA DE CONVERSA - LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A Roda de conversa foi orquestrada pelo Professor Mestre Clayton Marcelo Barone, Mestre em Política Pública da Educação pela UNICID, com dissertação sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e o pensamento complexo. Coordenador pedagógico no Colégio Aprendiz do Futuro, atuou em intercâmbio nos EUA e possui especializações em Tecnologia Aplicada à Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Letras e Pedagogia, é professor titular na Anhembi Morumbi (pós-graduação em Educação) e na Etec de Sapopemba, com experiência em projetos educacionais pelo método BIE. Avaliador da FETEPs e de concursos públicos na área pedagógica, trabalha com a linha sócio-interacionista de Vygotsky e a teoria da Complexidade de Edgar Morin e pela Professora Mestra Flávia Paes Amaral, Mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Libero, Especialista em Gestão Estratégica da Educação pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançado - IBTA , Licenciada em Pedagogia e Tecnóloga em Gestão de Marketing, pela Universidade São Marcos (UNIMARCOS). Atualmente, professora titular de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza (CEETPS), na Escola Técnica Estadual de Sapopemba. Experiência de dez anos na área de gestão educacional e escolar, bem como na avaliação de bancas para seleção em concursos públicos estaduais para as áreas pedagógica e de gestão.
Back to Top