A Semana Norte e Nordeste - A Espontaneidade Do Povo Brasileiro, visa valorizar e resgatar as tradições culturais do Norte e Nordeste brasileiro, proporcionando aos estudantes um contato mais próximo com suas raízes e incentivando o respeito e o apreço pela diversidade cultural do nosso país. Assim, este projeto busca transformar a visão dos alunos através do conhecimento e da valorização da cultura nordestina e nortista, promovendo o protagonismo e autonomia dos estudantes a partir de uma educação que vai além do currículo tradicional e que contribui para a sua formação integral, compondo o Evento de Abertura da ICPU 2024
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO INICIAL
Primeiramente foi necessário escolher cada um dos homenageados em cada dia da I SNN, ao final dos diálogos, os nomes nortistas e nordestinos escolhidos para homenagem foram:
- Ariano Suassuna, intelectual, escritor, filósofo, dramaturgo, romancista, artista plástico, ensaísta, poeta e advogado brasileiro.
- Sebastião Salgado, fotógrafo documental e fotojornalista brasileiro.
- Josué Apolônio de Castro, médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro do combate à fome.
- Glauber Rocha, cineasta brasileiro, considerado por críticos, jornalistas especializados e público como um dos maiores nomes da história do cinema brasileiro.
- Graciliano Ramos, romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. Ele é mais conhecido por sua obra Vidas Secas.
- Maria Firmina Reis, escritora brasileira. É considerada a primeira romancista negra do Brasil. Ela publicou em 1859 o livro Úrsula, considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil.
- Tia Ciata, sambista, mãe de santo brasileira e curandeira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca. Foi iniciada no candomblé em Salvador por Bamboxê Obiticô e era filha de Oxum.
- Alcione, cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Uma das mais notórias sambistas do país, a cantora recebeu a alcunha de "Marrom", "Dama do Samba" e "A Voz do Samba". Com trinta álbuns de estúdio e nove ao vivo, vendeu 8 milhões de cópias de discos em todo o mundo.
- Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.
Em seguida, foi desenvolvida a identidade visual do projeto, visando o enaltecimento da cultura nordestina e nortista, onde seria apresentado aos estudantes as atividades oferecidas, após a confirmação dos convidados externos. Convidamos o Clube de Jornalismo para fazer a cobertura de imprensa do Evento, e todas as artes foram criadas a partir daí.
Penúltimo passo antes do início da Semana oficial, foram preparados os convites enviados aos PECs da Diretoria de Ensino para que possam visitar e conhecer o projeto e acompanhas as fazer do ICPU.
OFICINA 1 - DESVENDANDO O PALCO INTERIOR
Oficina de teatro mediada pela Professora Rebeca Bonatto, formada como atriz pela Escola de Teatro SP e possui formações de extensão em Dança contemporânea, experimentações em Ballet Clássico, Dança Vertical e Afro, com o desenvolvimento de pesquisa sobre a união da voz cantada com o corpo.
Atuou em papéis como Satine, em uma montagem amadora de Moulin Rouge e mais uma série de trabalhos inseridos na formação na Escola de Teatro SP, como por exemplo sua participação em Muvuca e outros Cantos, reconhecida com a seleção para o Festival de Estudantes de Teatro (FETESP), atuou como protagonista e dramaturga na peça Kairon: Tempo que foi e que virá, além de sua performance Corpo-mutado no Festival Satyrianas.
Hoje atua como membro da Cia. Pro-Art onde desenvolve diversos trabalhos na área da Direção e Dramaturgia, destacando a montagem de "Livro".
OFICINA 2 - FOTO E VÍDEO
A oficina foi ministrada por Malu Salvador, Estudante, Bailarina, integrante do grupo de dança 4Walls, produtora de conteúdo web, fotógrafa e videomaker, para Portal da Região, Horizon e Now United.
OFICINA 3 - MILHO, BATATA DOCE E MANDIOCA
Oficina ministrada pela Denilza Kaimbé, liderança indígena, palestrante, pagé, artesã e Delegada da Cultura.
OFICINA 4 - RODA DE CONVERSA "RAÍZES DO SAMBA"
Liderada por Iara Clara Almeida, terceira porta-bandeira da Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco, que é uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade de São Paulo, fundada a 4 de setembro de 1953; estudante e pesquisadora da História do Carnaval.
roda de samba - grupo Vem batuká
O grupo Vem Batuka se fez presente na Unidade Escolar garantindo aos estudantes uma noite agradável de muito samba, dança e discontração; foi um dia de engrandecimento da cultura sambista do Brasil!
OFICINA 5 - CAPOEIRA
Trazendo ricas informações sobre a História e a prática da capoeira no Brasil e no mundo, mestre Canário apresentou aos estudantes uma emblemática aula que veio com o intuito de quebrar preconceitos e desenvolver um olhar mais atencioso a esse esporte marcial.
RODA DE CONVERSA - LIBERDADE DE EXPRESSÃO
A Roda de conversa foi orquestrada pelo Professor Mestre Clayton Marcelo Barone, Mestre em Política Pública da Educação pela UNICID, com dissertação sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e o pensamento complexo. Coordenador pedagógico no Colégio Aprendiz do Futuro, atuou em intercâmbio nos EUA e possui especializações em Tecnologia Aplicada à Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Letras e Pedagogia, é professor titular na Anhembi Morumbi (pós-graduação em Educação) e na Etec de Sapopemba, com experiência em projetos educacionais pelo método BIE. Avaliador da FETEPs e de concursos públicos na área pedagógica, trabalha com a linha sócio-interacionista de Vygotsky e a teoria da Complexidade de Edgar Morin e pela Professora Mestra Flávia Paes Amaral, Mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Libero, Especialista em Gestão Estratégica da Educação pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançado - IBTA , Licenciada em Pedagogia e Tecnóloga em Gestão de Marketing, pela Universidade São Marcos (UNIMARCOS). Atualmente, professora titular de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza (CEETPS), na Escola Técnica Estadual de Sapopemba. Experiência de dez anos na área de gestão educacional e escolar, bem como na avaliação de bancas para seleção em concursos públicos estaduais para as áreas pedagógica e de gestão.